A Medicina Tradicional Chinesa valoriza a energia dos alimentos. Não a energia em calorias que ingerimos com o alimento ou as calorias gastas com atividades diárias e físicas, mas sim a energia vital contida em tudo que comemos e que alimenta as funções do nosso organismo. Quando essa energia é bem equilibrada, o emagrecimento se torna muito mais fácil, pois o corpo trabalha a nosso favor.
A MTC é um sistema milenar e inclui alguns recursos terapêuticos, como acupuntura, fitoterapia, exercícios, respiração, e dietoterapia. Em qualquer terapia citada, o objetivo é equilibrar a energia vital, chamada de Qi. Muitas vezes esse nível energético está baixo, gerando cansaço, má digestão, diminuição no ritmo do metabolismo e outros problemas de saúde. Em outras vezes, está estagnado, causando inchaços, distensão abdominal, constipação, dores, entre outros.
Manter esse Qi vital em movimento e em equilíbrio é a chave para um correto funcionamento de todos os órgãos, facilitando assim, o emagrecimento. Na China o primeiro recurso terapêutico indicado por profissionais é a mudança alimentar. As outras terapias só são indicadas quando não houver sucesso com a primeira ou quando o caso é mais grave.









