Cuidados na produção caseira de Kefir
Hoje decidimos falar um pouquinho sobre alguns cuidados que devemos ter ao preparar este queridinho probiótico, que nos trás muitos benefícios, porém muitas pessoas ainda desconhecem.
O Kefir, nada mais e do que uma colônia de micro-organismos vivos (bactérias benéficas e leveduras), que se misturam com uma matriz de polissacarídeos (carboidratos complexos) trazendo diversos benefícios para nosso organismo, porém para que estes benefícios sejam mantidos devemos manter controle no seu processo de fermentação
Antes de qualquer coisa: Kefir é uma fonte de “probiótico completo”, porém no Brasil é somente adquirido por doação e vale lembrar que o uso de probióticos devem ser feitos somente após recomendação médica ou nutricional, com profissional capacitado!
Vamos aos cuidados:
Para manter os micro-organismos íntegros é proibido uso de metal, alumínio, ferro ou madeira para manter ou manusear, os grãos devem ser manuseados sempre com utensílios e em recipientes de vidro ou plástico.
Preparação:
Em um recipiente separe os grãos do kefir e leite UHT (longa vida), a medida do leite e proporcional a quantidade de grão, no caso de 1 colher sopa de Kefir, usasse 300 ml de leite. Quanto mais grãos, mais rápida será a fermentação.
O recipiente com kefir e leite deve ser mantido em torno de 20 C (vinte graus centigrados), ou seja o mesmo deve ser mantido em temperatura ambiente para fermentação, para evitar que haja contaminação por fatores externos recomendasse que o recipiente seja coberto ou papel filme ou papel toalha e feitos pequenos furos, para que haja “respiração”
Após o período de descanso mínimo de 6 horas (se o dia estiver mais frio pode demorar mais para fermentar) e máximo de 72 horas, assim que observar o leite mais denso, coasse o kefir com utensílio de plástico ou vidro.
O grão coado volta ao processo inicial, após ser lavado em água corrente ou não (fica a critério), para nova produção. Enquanto o liquido coado é reservado e vai é geladeira por mais algumas horas para ser consumido após.
É importante observar se tem grãos estão brancos, sem manchas amarelas, marrons ou verdes (neste caso não estão aptos ao para consumo ou produção).







