O beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMβ) é um metabólito bioativo, derivado dos amino ácido Leucina. Na alimentação é encontrado em fontes de alimentares como carnes e lácteos(~1g/100g) e leguminosas (~3g/100g).
O HMβ caracteriza-se como um recurso ergogênico tendo como principais indicações:
• Previne o catabolismo do músculo
• Preserva a massa muscular
• Aumenta a força muscular consideravelmente
• Ajuda a preservar a massa muscular durante períodos de inatividade física
• Aumenta de recuperação muscular após exercício
• Diminui a gordura corporal,
• Pode reduzir níveis de colesterol no sangue
Alguns de seus mecanismos anti-catabólicos incluem:
Indivíduos suplementados com HMβ preservam o acúmulo de aminoácidos no músculo e esse processo auxilia a retenção de nitrogênio. Com isso a capacidade do organismo em reduzir os danos musculares associados ao trabalho muscular ou stress são maiores.
Para um melhor reparo das células musculares e integridade do sarcolema ele fornece o colesterol (um substrato) que tem como percursor o HMG-CoA redutase. Quando praticamos exercícios físicos, nossas células musculares sobre micro danos. Nesse momento o colesterol atua na estabilização do sarcolema e promove a recuperação celular. Se o indivíduo tem níveis baixos de colesterol ocorre um prejuízo na reparação muscular podendo chegar a necrose das células musculares.
O mTor (mammalian Target of Rapamycin) gera um aumento no anabolismo proteico e melhora no perfil muscular. Tal fato ocorre porque o HMβ estimula a síntese proteica que age no DNA celular. Por ser uma serina / treonina (proteína quinase), atua na proliferação e regulação do crescimento celular, motilidade, sobrevivência celular e transcrição.
Pesquisas mostram que indivíduos suplementado com HMβ tem níveis reduzidos de creatinofosfoquinase no sangue e CPK (um indicador de dano muscular), que podem indicar uma redução no dano muscular.
Em estudo, Romero (2009) verificou que o tratamento aumentou o conteúdo de mRNA de GH (> 60%), da proteína GH (>20%), do mRNA do IGF-I (~24%), da concentração sérica de IGF-I (p<0,05), indicando uma ativação do eixo somatotrófico pelo HMβ, sem alterações no mRNA de miostatina e IGF-I muscular, ainda um aumento da insulina (~2x), sem alterações na glicose sérica, resultado do efeito hiperglicemiante do GH ou um efeito direto do HMβ na secreção de insulina.
O HMβ, portanto, é indicado para atletas ou praticantes de atividade física que visam o ganho de massa muscular e força, além de redução na gordura corporal e prevenção de lesões musculares.
Mas lembre-se: antes de começar a suplementação, converse com seu nutricionista para corretas orientações e indicação de dosagem apropriada ao seu corpo.