Alimentos transgênicos são aqueles que passaram por alguma modificação genética com o objetivo de corrigir anormalidades ou introduzir características desejadas. Em outras palavras, um alimento transgênico teve seu genoma modificado por meio de técnicas de engenharia genética, nas quais modificam-se blocos funcionais de DNA responsáveis pela codificação de uma proteína ou característica hereditária.
A grande polêmica entre defensores e críticos da tecnologia transgênica é, principalmente, por conta da divergência de opiniões. Os defensores argumentam sobre maior aporte nutricional, menor impacto ambiental e menor descarte de alimentos; Já os críticos alegam sobre a carência de estudos e informações confiáveis que comprovem os riscos e benefícios para os consumidores desses produtos e para o meio ambiente.
Portanto, ainda temos um vasto campo de estudos a serem desenvolvidos a fim de verificar os reais riscos e benefícios em relação aos alimentos transgênicos, bem como seus efeitos socioeconômicos e culturais, para assim chegar a uma conclusão mais concreta e fidedigna.