Proteínas Vegetais

Proteínas Vegetais

Segue uma pequena lista com as melhores fontes de proteína vegetal:

  1. FEIJÕES: Riquíssimos em proteínas, excelentes para quem os digerem bem, mas não são para todas as pessoas.

    Os feijões, incluindo grão-de-bico, lentilhas, azuki, preto, roxinho, carioca, jalo e feijões tradicionais do Brasil, como o guandu, são alimentos proteicos que também contém algum carboidrato, em especial na forma de fibras.

    Por esse motivo, são considerados “Slow Carbs”, ou seja, carboidratos de digestão lenta. Os feijões precisam ser orgânicos, pois o resíduo de pesticidas em seu cultivo é dos maiores.

    É extremamente recomendável que você demolhe o feijão por, no mínimo, 24 horas e, idealmente, 72 horas em água com vinagre, lavando bem antes de cozinhar. Isto minimiza os antinutrientes e facilita a digestão.

    Cozinhar com louro e cominho, é algo que pode facilitar a digestão dos mesmos. Se, contudo, você se sente pesado, sonolento ou forma gases após ingerir feijões, não insista - feijões não são para você.

  2. SEMENTE DE ABÓBORA, GIRASSOL, CHIA E LINHAÇA: Sementes oleaginosas ricas em proteína e de fácil digestão. Riquíssimas em micronutrientes.

    Comida de verdade, muito versáteis na gastronomia ou para uso como snacks. Podem ser usadas demolhadas (em especial no caso da chia e linhaça), como acréscimos em shakes e mingaus, ou torradas (girassol e abóbora).

  3. LEGUMES (BRÓCOLIS, COUVE-FLOR, ETC.), ALGAS (SPIRULINA E CLORELLA) E FOLHAS VERDES (RÚCULA, AGRIÃO, COUVE, ETC.) não são fontes concentradas de proteína, mas servem como complementos protéicos, além de serem verdadeiras fontes multivitamínicas.

    Este tipo de alimento é o que oferece maior DENSIDADE NUTRITIVA: poucas calorias, muitos nutrientes. Por este motivo deve compor a base dietética de qualquer escolha alimentar, seja vegana, vegetariana ou onívora.

  4. PROTEÍNA CONCENTRADA DE ARROZ E DE ERVILHA: O arroz é um grão rico em carboidratos (seja ele branco ou integral, não importa) e não deve ser compreendido como protagonista de uma dieta (embora possa fazer parte dela, em proporção moderada de acordo com a individualidade).

    Entretanto, novas tecnologias permitem agora extrair e concentrar a proteína (cerca de 10% do grão) através da germinação, biofermentação e separação enzimática.

    O resultado é uma proteína excelente, com 98% de assimilação, hipoalergênica e livre dos muitos inconvenientes da SOJA (algo que enfaticamente NÃO recomendo por uma série de motivos).

    O mesmo processo pode ser feito com a ervilha, e o ideal é combinar ambas as proteínas para obter um perfil de aminoácidos bem rico e completo, que equivale ao da Whey Protein.

    Gramíneas, como o arroz, absorvem de forma muito eficiente a poluição ambiental, portanto é extremamente recomendável que você evite proteínas chinesas. O mesmo serve para algas, laticínios, peixes, carnes, frutas, a maioria dos alimentos que vem da China, que infelizmente é hoje o país mais poluído da Terra.

    Lembre-se: alimento bom é alimento PURO.

    Varie sua nutrição.

  5. PROTEÍNA CONCENTRADA DE CASTANHA DO BRASIL: Similar à Veg Proteína, hoje é possível extrair proteína isolada de Castanha do Brasil (ou do Pará) por método semelhante

Nenhum comentário

Deixe seu comentário