A importância do leite materno

A importância do leite materno

O leite materno é o alimento mais adequado para as crianças nos primeiros meses de vida, pois além de propiciar a melhor fonte de nutrição para os lactentes, ele contém anticorpos da mãe que passam para o bebê, auxiliando na sua imunidade e, consequentemente, proteção contra diversas doenças agudas e crônicas. O ato de amamentar estabelece uma ligação emocional muito forte e precoce entre a mãe e a criança e esse momento é essencial para que ocorra o vínculo afetivo.

Crianças amamentadas exclusivamente apresentam uma flora intestinal benéfica com maior quantidade de bifidobactérias e Lactobacillus e menos bactérias patogênicas. E esse fator é de grande relevância para a saúde do bebê e que se estende por toda sua idade adulta. Também existem vários tipos de oligossacarídeos e glicoconjugados presentes no leite materno conhecidos como agentes prebióticos (fibras) que estimulam a colonização do intestino pelos micro-organismos benéficos.

Há alguns anos a mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho, porém tentou não deixar de lado seu papel de mãe, de esposa e de administradora do lar. No entanto, esse fato acabou influenciando de maneira negativa na amamentação dos filhos, pois as mães voltam a trabalhar e a introdução de alimentos industrializados e mamadeiras antes dos seis meses tornam-se frequentes.

Estimular as campanhas para motivar do aleitamento exclusivo até os seis meses de idade é de suma importância!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário