Para a Medicina Tradicional Chinesa, assim como para a nutrição celular funcional, a regulação do peso não está essencialmente ligada à ingestão de menos calorias. O objetivo é fortalecer e manter o Qi (energia) circulante, inclusive o Qi digestivo. Se o Qi no sistema digestivo é forte, o corpo será capaz de transformar de forma ideal os alimentos que ingerimos em energia que poderá ser utilizada. Muitos fatores contribuem para o processo digestivo ocorrer de forma eficiente. Alguns deles são:
- Comer alimentos naturais, que preservam a energia do próprio alimento (natureza). Os industrializados perdem nutrientes e a "energia viva".
- Usar menos microondas, pois o alimento perde sua energia no aquecimento, tornando-o menos vivo.
- Não ingerir líquidos excessivamente gelados na refeição, pois a energia da digestão é compatível com a morna. Água morna em pequena quantidade e um equilíbrio entre alimentos quentes e frios no prato facilita o processo. Na China, em qualquer restaurante, é servido água morna gratuitamente. No Brasil estamos mais acostumados a receber o copo com gelo até a boca. Você pode testar a troca em casa alguns dias a troca e ver como se sente.









