A páprica é obtida do pimentão-doce depois de seco e moído é uma das mais populares, mas o que poucas pessoas sabem dos seus benefícios. No Brasil existem duas versões que encontramos no mercado a picante e a doce e sua coloração é vermelha ou amarela. A picante pode ser salpicada sobe peixes, aves, carnes, canapês, batatas, tortas e molhos. Sempre que usá-la em pratos quentes primeiro a dilua em algo liquido para que ela não caramelize. A páprica não pode ser fervida, pois ela pode ficar amarga.
Fonte de vitamina C, carotenóides e de capsaicina, o principio picante da especiaria. Tem propriedades anti-inflamatórias como no tratamento da artrite proporcionando o alivio da dor, auxilia no retardo do envelhecimento celular por sua propriedade antioxidante, melhora a circulação sanguínea e traz benefícios cardiovasculares.
A capsaicina ajuda também na redução da pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos.
A capsaicina tem capacidade de aumentar a termogênese do corpo, ou seja, aumenta o gasto energético do corpo e diminui o acúmulo de gordura. Pessoas que tem problemas estomacais como gastrite e úlceras não devem abusar da especiaria.
Esse tempero também é uma importante fonte de vitamina B6 que tem poderosos efeitos neurológicos e psicológicos. Ela contribui para a produção do hormônio do sono, ajudando você a manter um ciclo normal do sono. Além disso, aumenta os níveis de serotonina, o que permite que você fique feliz e livre de estresse.
Também contém ferro, que transporta o oxigênio por todo o corpo, e é um componente de muitas proteínas. O tempero é um estimulante e energizante incrível, que pode ser utilizado para tratar doenças como fadiga, letargia e depressão.









