Importância de uma alimentação saudável

Importância de uma alimentação saudável

Desde a fecundação até o nosso envelhecimento, a alimentação é fundamental para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Sendo assim, o fator alimentação influi sobre grande parcela no que se refere à saúde integral, promovendo deste modo, capacidade de trabalhar, estudar, e se divertir, além de ter influência sobre sua aparência e longevidade.

Hábitos alimentares errôneos adquiridos na infância contribuem negativamente para a saúde dos futuros adultos. Essa formação se inicia com a bagagem genética e sofrem influências do ambiente, tipo de aleitamento recebido nos primeiros seis meses de vida, da maneira como foram introduzidos os alimentos complementares no primeiro ano de vida, das experiências positivas e negativas quanto à alimentação ao longo da infância, dos hábitos familiares e da condição socioeconômica da família.

A urbanização e a industrialização geraram modificações nos hábitos alimentares, pois os alimentos industrializados apresentam mais praticidade de manuseio no dia a dia. Deste modo, ganham mais espaço no mercado e consequentemente ocorre o aumento no consumo de produtos com baixa qualidade nutricional e com fatores de risco relevantes para a saúde.

Existem incontáveis evidências sobre a importância do comportamento alimentar na prevenção e no tratamento das doenças crônico-degenerativas não transmissíveis (DCNT) que vêm acometendo mais precocemente os indivíduos.

Considerando as evidências de crescimento de casos de desordens orgânicas induzidas por produtos alimentícios não só advindos do seu conteúdo de gordura, açúcar e sódio, mas também dos efeitos danosos causados pelos aditivos, a preocupação com a alimentação passa ser um assunto de grande importância.

Uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, bem como, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo. No entanto, ao contrário disto, alimentos com alta densidade calórica, contendo alto teor de sódio e aditivos, deterioram o hábito alimentar.

Portanto, siga esta dica: Preste atenção na qualidade dos alimentos que você oferece para seus filhos! Muito em breve eles irão agradecer!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário