Proteínas Vegetais

Proteínas Vegetais

As proteínas são de fundamental importância para o nosso organismo. Elas são consideradas “construtoras”, são como os tijolos de uma casa. Abaixo uma lista de alimentos de origem vegetal, com um alto valor de proteína:

Tofu: também conhecido como “queijo de soja”, é um alimento da culinária asiática feito a partir da coagulação da soja. É de ótima qualidade nutricional, com alto teor protéico e rico em minerais, como o cálcio, e de melhor absorção se comparado com a PTS (proteína texturizada da soja, como “carne de soja”). Pode ser usado na forma original ou em como base para patês.

Leguminosas: apesar do nome gerar confusão, não tem relação com os legumes. São os grãos (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico). A combinação de arroz com algum grão forma uma proteína de ótimo valor nutricional, pela junção dos aminoácidos existentes nos alimentos.

Brotos (feijão, alfafa, etc): maior concentração de vitaminas e minerais, e ótima concentração protéica. Apresenta boa digestão.

Cogumelos: além de ricos em proteínas, contém substâncias que estimulam o sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças. Algumas espécies (como o shitake) tem relação com o controle da glicemia, o açúcar do sangue, e outras (como o shimeji) para o controle do colesterol. São também ricos em ácido fólico, que é importante na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer, além de ser fundamental na gestação.

Sementes (abóbora, girassol): são ricas em diversos minerais fundamentais ao organismos, e ótimas fontes de proteínas vegetais, além de super práticas de serem usadas e consumidas.

Os vegetarianos restritos devem prestar atenção nos níveis de vitamina B12, já que ela só é encontrada em produtos de origem animal. Nesse caso, pode ser necessária uma suplementação. Importante incluir fontes de vitamina C junto com a proteína vegetal, para otimizar a absorção de ferro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário