Como a nutrição pode ajudar na insônia

Como a nutrição pode ajudar na insônia

Dormir bem é essencial para manter um peso adequado e garantir um equilíbrio hormonal responsável pelo bem estar e concentração. A insônia recorrente tem repercussões negativas sobre as atividades diurnas e a qualidade de vida.

- Existe um hormônio no nosso organismo chamado CORTISOL. Esse hormônio contribui para o acúmulo de gordura corporal, e é aumentado quando dormimos mal e quando estamos estressados. O contrário também ocorre: níveis de cortisol aumentado contribuem para o aparecimento de insônia. Ou seja, ter uma noite de sono mal dormida faz com que o nosso organismo tenha a tendência de acumular gordura, sem que a gente perceba.

- Outro desarranjo hormonal que acontece quando dormimos mal é o aumento da GRELINA (hormônio responsável pela fome), e a diminuição da LEPTINA (hormônio responsável pela saciedade). Isso quer dizer que o hábito de dormir poucas horas por um tempo prolongado, nos induz a comer mais, pois demoramos mais tempo para ficar saciados, devido a esse desbalanço hormonal.

- A SEROTONINA é um neurotransmissor fundamental para termos uma noite de sono reparadora e tranquila. Dá a sensação de relaxamento e bem estar. Praticar atividades físicas regulares e manter uma alimentação equilibrada contribui para os níveis de
serotonina estarem adequados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário