Os metais pesados são toxinas ambientais, chamados assim, pois são mais densos mesmo. Em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais, proteínas e enzimas. Esse complexo que se forma acaba “desativando” a função desses componentes, atrapalhando assim, inúmeras funções orgânicas. Eles também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes.
É importante lembrar que o organismo precisa de pequenas quantidades de alguns desses metais para realizar suas funções metabólicas, mas que, em excesso, podem se tornar altamente tóxicos ao organismo.
Se pensarmos que xenobióticos se acumulam onde há mais gordura, então como fica nosso cérebro nessa questão? Simples resposta: o órgão é um dos que mais sofre os efeitos da contaminação. Complicado, mais muito real nos dias de hoje. Infelizmente, ficamos expostos diariamente a agentes contaminantes, sem ter a noção do perigo que isso representa.
Mas se estou acima do peso e fico naquele efeito sanfona, esses metais pesados que estão nas minhas células de gordura, vão para onde? Bom, se você tem um aporte nutricional durante o emagrecimento, Ok; mas se vc faz dietas sem um acompanhamento adequado, aí a coisa fica complicada! Saiba que, sim, esses metais pesados podem ficar acumulados em seu cérebro, prejudicando bastante a sua saúde!









