Chegou a hora de comemorar o final de mais um ano! Festas de confraternização da empresa, encontros extras com os amigos, celebrações com a família. Por conta disso, é recorrente a presença de pacientes nos consultórios de médicos e nutricionistas em busca de receitas eficazes para não colocar a rotina em risco.
Mas como manter a linha e fazer valer todo o esforço dedicado em manter a forma durante tanto tempo? Beber bastante água, incluir chás entre as refeições, prestar atenção na mastigação, maneirar a ingestão de carboidratos, movimentar-se! Veja 8 dicas que preparei para você fazer bonito nas festas de fim de ano!
Beba muita água - Comece o dia com um copo de água morna e ½ limão espremido, isso alcaliniza o sangue faz com que o seu trato digestório funcione bem ao longo do dia.
Continue tomando água gelada ou em temperatura ambiente, pelo menos 2 litros por dia, isso ajuda a eliminar as toxinas e evita que venha um sinal de fome desnecessário. Águas aromatizadas também funcionam bem nesse caso.
Chás - As ervas naturais são boas aliadas para perda de peso. Sempre indico cavalinha, hibiscos e chá verde, pois estas ervas aceleram o metabolismo e controlam a retenção líquida por serem diuréticas. Outra erva bacana é a centella asiática, ótima para celulite e circulação.
Mastigação - A mastigação adequada é fundamental para o controle da saciedade. o ato de comer lentamente faz com que o organismo produza uma maior quantidade do hormônio da saciedade, o que leva o indivíduo a ingerir uma menor quantidade de alimentos.
Qualidade do carboidrato - Evite o consumo de farinhas, arroz e açúcar brancos. Prefira sempre grãos integrais que serão absorvidos lentamente pelo organismo, evitando que haja um pico de glicose e, consequentemente, uma liberação maior de insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de açúcar. Quando há glicose em excesso no sangue, nosso corpo armazena essa energia na forma de gordura.
Carnes magras - As proteínas são fundamentais em qualquer dieta. Escolha as opções de carnes magras como os peixes brancos, peito de frango (sem pele), patinho, filé mignon e outros cortes magros sem gordura aparente. Ovos mexidos, cozidos e omeletes também fazem parte uma refeição inteligente, pois ovo é considerado uma proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos necessários ao corpo.
Consuma frutas, verduras e legumes - As frutas, verduras e legumes tendem deixar o pH sanguíneo mais alcalino e isso evita a proliferação de bactérias e inflamações, ideal para quem pretende desinchar. Além disso, esse grupo alimentar é responsável por nutrir as nossas células, fornecendo vitaminas e minerais indispensáveis para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.
Evite frituras, gorduras, doces, álcool e refrigerantes – Difícil resistir às tentações, mas esses alimentos tendem a nos deixar mais inchados e favorecem a retenção hídrica, o aparecimento de celulites e as gordurinhas localizadas. Não vale à pena.
Movimente-se - O corpo humano não foi feito para ficar sentado ou deitado! Caminhar, correr e se exercitar é parte fundamental para um corpo saudável e bonito. Para isso, conte com a ajuda de educadores físicos.









