Crie uma rotina alimentar para seu filho

Crie uma rotina alimentar para seu filho

O hábito de se ter uma rotina alimentar para as crianças é super importante, principalmente, quando essa rotina começa desde cedo, no momento da introdução dos primeiros alimentos. Esse hábito, entre outros benefícios, ajuda a criança a se relacionar com os alimentos e comer melhor.

As principais refeições – café da manhã, almoço e jantar - devem ser servidos em horários fixos todos os dias! Inclusive os lanches! É importante que esses horários tenham intervalos de, no máximo, 3 horas de uma refeição para outra. Tempo suficiente para que a criança sinta fome na próxima refeição.

Crie um esquema alimentar que deve ser composto por 5 a 6 refeições diárias. É importante que se crie um tempo definido e suficiente para cada refeição.

Um hábito muito comum, e que foge de uma rotina alimentar saudável, é de ficar "beliscando" entre as refeições. O ideal é que se faça um lanche adequado para evitar os "beliscos".

Outro hábito, muito comum, principalmente com os adolescentes é de pular as refeições, principalmente o café da manhã e daí só vão se alimentar ou no lanche ou no almoço. Ficar muito tempo em jejum, contribui para os "beliscos" e comer em maior quantidade nas refeições seguintes. Ficar muito tempo em jejum ou "beliscar" o tempo todo, está relacionado ao desenvolvimento de obesidade, doenças crônicas e até compulsão alimentar!

Não ofereça alimentos fora de hora, nem permita que a criança coma alimentos pouco nutritivos sempre que deseja. Se no período da refeição a criança se recusar a comer, a refeição deverá ser encerrada, sem nenhuma ofereça de alimento até a próxima refeição. Não se recomenda oferecer leite ou outro alimento em substituição da refeição principal. Dessa forma, a criança passa a se habituar a se alimentar nos horários determinados e

Nenhum comentário

Deixe seu comentário