Hábitos alimentares saudáveis começam em casa!

Hábitos alimentares saudáveis começam em casa!

Diariamente, ouço muitas reclamações de pais: "meu filho não se alimenta direito!", "meu filho só come em frente à tv!", "meu filho faz muita birra para se alimentar" e por aí vai... Essas dificuldades são muitos frequentes no dia-a-dia de muitas famílias. Isso acontece porque a criança quando atinge uma certa idade, já se sente independente e com opinião própria. Já repararam que quando você oferece um alimento diferente, a primeira reposta é: "Não! Não gosto! Não quero!" A criança tem como exemplo os pais. Se você se alimenta de forma irregular na frente do seu filho, ele vai levar aquilo como um "ato" normal e vai fazer o mesmo. E aí fica mais complicado para reverter essa situação.

As crianças que têm hábitos saudáveis desde pequenos irão crescer com saúde e prevenidas contra doenças. Está aí, a importância de se ter uma alimentação saudável dentro de casa!Confira abaixo, algumas dicas essenciais para seu filho ter muito mais saúde!

  • As refeições devem ter horários fixos: Algumas mamães tem o hábito de oferecer refeições fora de horário ou sempre que a criança pede para comer algo. Esse é um grande erro, pois acontece de a criança não sentir fome nos horários das refeições. O intervalo ideal é de 2 a 3 horas entre cada refeição.
  • Crie uma rotina alimentar para seu filho: As crianças devem ter de 5 a 6 refeições por dia. Para isso, gosto de incentivar as mães que criem um cronograma de rotina alimentar para seu filho com o nome da refeição/horário da refeição/local da refeição. Para as crianças que ficam com algum parente ou babá, oriente-os sobre os horários de refeições.
  • Resgate hábitos antigos, como por exemplo, refeições em família: Um ótimo momento para que seu filho aprenda com você num ato de socialização. O ambiente na hora da refeição deverá ser calmo, sem TV ligada ou qualquer eletrônico por perto. É importante que desde o primeiro ano de vida, a criança observe outras pessoas (os pais principalmente!) se alimentando adequadamente. É importante também que a criança seja encorajada comer sozinha, com as mãos para que desperte a curiosidade e que possa sentir a textura dos alimentos.
  • Capriche na hora de preparar as refeições, use sua criatividade! Uma boa forma de apresentação da comida é criar pratos coloridos e atrativos. Estas são ótimas alternativas para que a criança se interesse e desperte o desejo de se alimentar.
  • "Se meu filho não quiser a refeição na hora certa, o que fazer?" Guarde o alimento e ofereça apenas na próxima refeição. Não ofereça nenhum outro tipo de alimento para substituir a refeição daquele momento.
  • Proibir é diferente de evitar: Que fique claro, quando você proíbe seu filho, por exemplo, de comer doces, vai despertar a curiosidade nele de experimentar os doces e aí não tem jeito. Converse e explique o porque que não pode comer diariamente ou o tempo todo, determinado tipo de alimento, pois pode trazer prejuízos para a saúde deles, e claro, é importante que os pais não façam isso na frente das crianças, pois lembre-se, as crianças imitam as atitudes dos pais.
  • Envolva seus filhos em tarefas de casa: Ir às compras é uma ótima alternativa para que desperte o interesse pela alimentação.
  • Outra alternativa é colocar as crianças com as mãos na massa, isso mesmo! Na hora de preparar uma refeição conte com a ajuda dos pequenos, tenho certeza que será bem divertido!

Esta semana vou postar várias dicas de alimentos saudáveis e nutritivos para crianças em fase de descoberta dos alimentos. Não deixe de conferir e compartilhar suas experiências!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário