Alimente-se melhor e evite o inchaço!

Alimente-se melhor e evite o inchaço!

É muito comum receber em meu consultório pacientes com queixas de inchaço abdominal, tornozelos, pés e pernas. Existem inúmeros fatores para essas situações ocorrerem, tais como longo período de atividades em pé, viagens longas de avião ou automóvel, períodos menstruais, gravidez, excesso de peso, idade, lesões ou mesmo hábitos alimentares.
Alguns alimentos facilitam a formação de gases e o excesso de sal promove a retenção de líquidos no corpo, mais visíveis nos membros inferiores. Mas saiba que algumas mudanças simples em sua rotina podem ajudar a evitar esse desconforto.

  • aumente o consumo de água ao longo do dia
  • evite o consumo de bebidas gaseificadas, pois possuem sódio e compostos químicos que favorecem a retenção de líquido (inclusive os “zero”)
  • introduza o consumo de chás diuréticos, como hibisco e cavalinha (mas faça sempre acompanhamento com seu nutricionista, pois podem possuir efeitos indesejados, como queda de pressão)
  • diminua o consumo de sal e excesso de industrializados (embutidos, conservas, produtos congelados, temperos prontos): esses produtos normalmente tem uma quantidade de sódio muito elevada.
  • Uma dica para diminuir o consumo de sal e temperos prontos, é fazer o SAL VERDE: uma mistura de sal com ervas: para 1 xícara de sal, coloque 1 xícara de um mix de ervas desidratadas (alecrim, manjericão, orégano, tomilho ou outras de sua preferência). Bata tudo no liquidificador e guarde. Use para temperar o que desejar, mas sempre em quantidades moderadas! O consumo final de sal será menor, além de obter os benefícios, sabores e aroma das ervas!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário