CONGELANDO FRUTAS E VEGETAIS

CONGELANDO FRUTAS E VEGETAIS

Com o calor as frutas, verduras e legumes acabam amadurecendo rápido. Para não perder os produtos o congelamento ajuda muito.

Para congelar os vegetais, primeiramente é preciso branquea-los, ou seja, mergulha-los em água quente. Esse processo pode destruir algumas vitaminas, como a vitamina B e tiamina. Mas, mesmo assim, a quantidade de nutrientes restantes ainda vale o congelamento. Além disso, você não desperdiça alimentos bons.

– Os vegetais precisam de choque térmico antes do processo de congelamento, principalmente para preservar a cor, sabor e textura, além de prevenir a deterioração. Lave os vegetais com água fervente ou exponha ao vapor. Em seguida mergulhe em água bem fria. Esse processo é chamado de branqueamento.

– Para congelar frutas pequenas, como morango, coloque-as em uma travessa lado a lado, sempre bem limpas e secas. Depois que estiverem congeladas, coloque-as em saquinhos plásticos ou potinhos bem fechados. Com essa técnica você também pode congelar cebolinha e salsinha picadas.

– Para evitar o escurecimento de frutas e vegetais pingue suco de limão sobre esses alimentos.

– Na hora de usar, pode descongelar no microondas ou em temperatura ambiente. Também dá pra usar diretamente na panela como em alguns pratos como sopas e refogados.

– As frutas congeladas podem servir de base para vitaminas, sucos e até sorvetes.

– Para facilitar o dia a dia, dá pra preparar legumes cortadinhos e congelar uma seleta em porções individuais. Assim na hora que quiser usar, já está tudo quase pronto

Nenhum comentário

Deixe seu comentário