Dieta Antiinflamatória e Celulite

Dieta Antiinflamatória e Celulite

Dieta Antiinflamatória e Celulite

A dieta antiinflamatória, benéfica também para a saúde do coração, é totalmente indicada. Os alimentos contemporâneos como os carboidratos refinados, os doces, fast foods, refrigerantes, devem ser evitados ao máximo.
Recomenda-se a diminuição do sódio presente em muitos alimentos industrializados e no sal de cozinha.
Os alimentos fontes de ômega 3, especialmente os peixes de água gelada, são indicados e podemestar associados a outras gorduras, como a do azeite de oliva e das castanhas.

Enlatados, glutamato monossódico, embutidos, agrotóxicos, corantes, adoçantes artificiais, conservantes, integrantes do time dos xenobióticos, devem ficar de fora.

Os alimentos antioxidantes, presente em alimentos como tomate, laranja, brócolis, soja, aveia, uva roxa, amêndoas, chá verde, completam o conjunto dos alimentos que não devem ficar de fora deste cardápio saudável.

CLASSIFICAÇÃO
Essa classificação baseou-se em metodologia simples, ou seja, em graus variados conforme a apresentação clínica:
- Grau 0:sem alterações da superfície cutânea;
- Grau I: a superfície da área afetada é plana quando o indivíduo está deitado ou em pé, mas as alterações podem ser vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração da musculatura local;
- Grau II: aspecto em pele de laranja ou acolchoado é evidente quando o indivíduo está em pé sem nenhuma manipula- ção (pinçamento ou contração muscular);
- Grau III: as alterações descritas em II estão presentes e associadas a sobrelevações e nodulações.

Alguns nutrientes importantes para minimizar a celulite são:

Silício: Auxilia na reorganização da matriz intersticial, tecido adiposo e microcirculação (na falta de nutrientes, a matriz intersticial se geleifica e as fibras colágenas se espiralizam causando o repuxamento da pele). O silício atua na reorganização dessa matriz e do colágeno, permitindo novamente o fluxo de nutrientes e o descongestionamento das toxinas. As principais fontes são: aveia, salsa, grãos integrais, cavalinha, alfafa, folhas verdes, beterraba, extrato de bambu, algas marinhas, grãos inteiros como o arroz integral, soja.

Ômega 3: Melhora a circulação, auxilia no combate às reações inflamatórias e protege os vasos sanguíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum e semente de linhaça.

Polifenóides: Protegem os vasos sanguíneos, combatem os radicais livres e auxiliam no combate a celulite. Fontes: semente e suco de uva e ameixa.

Quercetina: Tem atividade anti-inflamatória, antioxidante e aumentam a filtração trans capilar de água e proteínas, reduzindo o número e o diâmetro de poros capilares, diminuindo o edema. Fontes: maçã, cebola, brócolis.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário