Principais termogênicos

Principais termogênicos

Quais são os principais alimentos termogênicos? 

Os principais alimentos termogênicos mais facilmente encontrados nas diversas regiões do  Brasil são: café, cacau, gengibre, especiarias e temperos naturais/desidratados, pimentas, canela e ervas para chás. Dentre estas, destacamos:

Pimentas – seu poder termogênico se dá principalmente devido á presença de uma substancia chamada capsaícina que estimula o metabolismo dentro da célula. Você pode iniciar com algumas pitadas de pimentas moídas ou até mesmo pedacinhos picadinhos no meio das preparações como sopas e saladas, mas evite pimentas em conserva industrializadas.

Canela - seu poder termogênico se dá com os seus compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória, além das  suas demais substancias que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Você pode iniciar com algumas pitadas ou até mesmo canela em pau no meio das preparações como mingais e bolos, ou mesmo dentro da garrafa de água para saborizar.

Infusões/Chá de ervas (principalmente Chá verde e Erva mate) - seu poder termogênico se dá devido á presença de catequinas e demais substancias naturais que estimulam o metabolismo humano após a ingestão, e ainda podem atrapalhar no armazenamento de gorduras no organismo.

Evite: enlatados, engarrafados ou de caixinha prontos.

Beba entre as refeições intercalando com a água.  Inicie com 1 colher de sopa de  ervas ou 1 sachê.

Qual a quantidade diária que deve ser consumida?

Depende muito da aceitação individual de cada pessoa, seu histórico alimentar e cultural, além de seus objetivos e modo de encarar a alimentação.

O nutricionista de fato não irá impor alguma conduta ou alimento, e sim alinhar a melhor estratégia alimentar especificamente para aquela pessoa com aquela rotina e necessidades/preferências.

Pessoas que não se adequam à inserção de alguns destes alimentos, podem encontrar outras vias, como na forma de suplementos prescritos de modo personalizado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário