Quanto tempo você leva preparando suas refeições?

Quanto tempo você leva preparando suas refeições?

Muito se discute sobre o tempo que dedicamos à alimentação nos dias de hoje. Por conta da vida agitada nas grandes cidades, compromissos profissionais, excesso de atividades diárias, dedicamos cada vez menos tempo às refeições. Junto com essa correria, surgem doenças e situações que jamais foram experimentadas por nossos antepassados, cujo ritmo de vida era totalmente diferente. É claro que o estilo de vida das pessoas mudou, novas opções de alimentação surgiram e nossa vida ficou mais prática. Mas com todas essas mudanças, vieram as intolerâncias alimentares, surgiram alergias e muitas doenças relacionadas ao quê, como e a qualidade de nossas refeições.

A tabela acima mostra o tempo que as pessoas se dedicavam ao preparo das refeições ao longo das décadas nos EUA. Na década de 30, uma dona de casa levava, em média, 2,5 horas para preparar a refeição para sua família. Em 2010, o gráfico mostra que uma refeição é preparada em apenas 8 minutos! Isso é resultado da industrialização e manufatura do processo de produção de alimentos.

"Meu avô sempre tomou leite e nunca teve nada". Sim, isso é verdade! O leite não era um produto altamente processado como é hoje em dia. Além disso, porque a alimentação de seu avô era toda natural, com alimentos extraídos de um solo mais fértil e menos contaminado. Porque ele se dedicava ao processo de produção e manuseio dos alimentos, desde a colheita até o preparo final. Porque não existia essa quantidade imensa de produtos industrializados, pré-prontos, refinados e cheio de aditivos químicos. Os alimentos eram menos processados e mais nutritivos, consequentemente, o organismo do seu avô era mais equilibrado e menos exposto a elementos que diminuem a resistência imunológica.

Não podemos negar que vivemos em outra realidade, e que não temos mais tanto tempo disponível. Mas, se queremos ficar longe de tantas doenças e intolerâncias, precisamos refletir sobre nossos hábitos e prestar atenção em nossas escolhas alimentares.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário